UNA CHARLA: Comentar por escrito os textos dos colegas. Reflexão e interação entre crianças de 7 anos na revisão textual em suporte digital.

06 DE MARÇO
HORÁRIO: 9h às 12h


Miruna Kayano Genoino

apresenta

Comentar por escrito os textos dos colegas. Reflexão e interação entre crianças de 7 anos na revisão textual em suporte digital.

Tesis de posgrado - Presentada en Universidad Nacional de La Plata (Argentina).

Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Director de Tesis: Marina Kriscautzky


CLIQUE ABAIXO PARA SE INSCREVER!!


Quem é Miruna Kayano Genoino:



Formadora de professores e professoras da área de Práticas de Linguagem. É formada em Pedagogia pela USP, com especialização em alfabetização e mestra em “Escrita e alfabetização”, pela Universidade de La Plata, Argentina. Atua como formadora interna da equipe pedagógica da Escola da Vila, e externa, em cursos focalizados especialmente em contos de fadas, produção textual e alfabetização. Foi professora por mais de 10 anos em salas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental 1 e atualmente é Coordenadora do Ensino Fundamental 1 da Escola da Vila.



Para ler antes ou depois do encontro:

RESUMO:

Neste  trabalho  apresentamos  os  resultados  de  uma  investigação  realizada  no  âmbito  do  Mestrado  em Escrita e Alfabetização da Universidade de La Plata, Argentina, sobre um dos processos envolvidos na construção do conhecimento sobre a escrita: revisar um texto para melhorá-lo. Especificamente aborda-se a revisão o texto  de  outro  e  comentá-lo  por  escrito  através  de  ferramentas  digitais,  uma  vez  que a  tecnologia  é  atualmente  uma  parte  fundamental  das  interações  escritas  que  ocorrem  socialmente.  A investigação  foi  realizada  com  meninos  e  meninas  de  7  anos  de  idade  que  frequentavam  o    ano  do Ensino  Fundamental  de  uma  escola  particular  de  São  Paulo,  Brasil.  Essas crianças já dominavam o princípio alfabético do sistema de escrita e estavam em condições de refletir sobre a composição escrita, lendo  sozinhos  e  comentando  por  escrito.  Nossas  questões  principais  de  pesquisa  foram  compreender  qual conteúdo linguístico as crianças poderiam selecionar para comentar os textos, quais estratégias de comunicação  usariam  com  a  ferramenta  digital  proposta  e  como  seriam  as  trocas  orais  no  processo  de revisão dos textos. Entre os principais resultados, destacamos a análise dos diferentes espaços de texto em que os alunos decidem escrever seus comentários sobre o texto dos colegas, proposto para leitura, a realização de diferentes tipos de comentários que chamaremos de diretos e indiretos, e seu impacto no texto e, finalmente, a importância das trocas orais entre os pares de autores e comentaristas dos textos para entender os diferentes aprendizados que foram desenvolvidos na proposta didática.

Palavras-chave: Revisão textual. Ferramentas digitais. Interação. Processo de escrita

 



Para acessar a dissertação CLIQUE AQUI



***************


Se quiser, deixe suas perguntas ou comentários abaixo. 



Se você gostou de nosso conteúdo, não deixe de nos seguir no blog e em nossas redes sociais! Assim, contribui para que nossas propostas cheguem a mais pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários