17 DE SETEMBRO
HORÁRIO: 10h às 12h30
Rosaura Soligo
apresenta
Quem forma quem? – Instituição dos sujeitos
A experiência da escrita no espaço virtual – a voz, a vez, uma conquista talvez
Mestrado e Doutorado em Educação pela
Universidade de Campinas - UNICAMP
Orientador: Dr. Guilherme do Val Toledo Prado
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Quem é Rosaura Soligo:
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Para ler antes ou depois do encontro:
Resumo da dissertação: Quem forma quem? – Instituição dos sujeitos
A questão central da pesquisa é a formação pessoal e profissional e o tema de investigação é a relação instituições-sujeitos, mais especificamente a relação entre instituições/organizações educativas e profissionais que nelas trabalham. Com o propósito de compreender como se dá essa relação, as mútuas influências que ocorrem e que tipo de profissional tem ações instituintes no ambiente de trabalho, foram tomados como instrumentos de produção de dados 32 memoriais de sujeitos principalmente da área da educação, que narram suas experiências mais significativas em uma ou mais instituições em que atuam ou atuaram. Os dados indicaram que os contextos de trabalho e a cultura que neles predomina, ao mesmo tempo em que são formativos, são também instituídos pelos sujeitos, ainda mais quando estes são militantes na profissão, característica do grupo de autores dos memoriais analisados. Foram dois os conceitos sistematizados ao longo da pesquisa a partir dos dados empíricos e das contribuições teóricas: formação e militância na profissão. Formação, entendida de um ponto de vista amplo, como o conjunto de experiências formativas ao longo da vida, ou seja, todas as experiências que produziram aprendizagens. Militância na profissão, definida como um tipo de atuação própria das pessoas que não poupam tempo e esforços para desenvolver um trabalho de qualidade, que não se satisfazem com nada que não seja “o seu melhor”, que em geral desempenham um papel instituinte não só no âmbito de sua atuação específica, mas na instituição como um todo. A resposta da pesquisa para a pergunta-título “Quem forma quem?” é de que, a rigor, ninguém forma ninguém: o sujeito se forma a partir das oportunidades que tem, aquelas que se convertem em experiências de aprendizagem de fato, a partir de sua história anterior, do que valoriza e deseja, das relações que estabelece com o outro. Ao final, como resultado das lições aprendidas, são apresentadas algumas recomendações aos responsáveis pela elaboração e implementação de políticas de educação e de formação, propósito colocado desde o início do trabalho. Também por essa razão, o registro da pesquisa é feito na forma de correspondências endereçadas a esses profissionais.
Resumo da tese: A experiência da escrita no espaço virtual – a voz, a vez, uma conquista talvez
Dissertação: https://rosaurasoligositeoficial.files.wordpress.com/2022/03/rosaura-soligo-dissertacao-de-mestrado.pdf
Tese: https://rosaurasoligositeoficial.files.wordpress.com/2022/03/rosaura-soligo-tese-de-doutorado.pdf
Outros registros além dos links acima:
Página de publicações online:
https://rosaurasoligositeoficial.wordpress.com/textos-online/
(nessa página há publicações de artigos e de outros textos)
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