Situações didáticas fundamentais - o que são e quais são



O QUE É?

São situações planejadas pela professora com o objetivo de proporcionar às crianças o contato contextualizado e reflexivo com a língua escrita.

Verdadeiros desafios para que as crianças coloquem em jogo e avancem sobre suas possibilidades de produzir e interpretar textos desde muitos pequenos¹


QUAIS SÃO?


1. LEITURA PELO ALUNO

Quando o aluno é convidado a ler antes mesmo de saber ler convencionalmente, lançando mão de estratégias utilizadas por leitores experientes: antecipação a partir da coordenação entre os dados fornecidos pelo texto com os dados do contexto. Exemplos: 


Ler para localizar uma informação. Ler para localizar-se na rotina. Ler para identificar nomes em uma lista. Ler para reconhecer. Ler para orientar-se etc.


2. ESCRITA PELO ALUNO


Quando o aluno é convidado a escrever para registrar informações importantes em listas, para registrar descobertas em contexto de projeto, para produzir legendas, para nomear pertences, brincadeiras, nomear os colegas de seu grupo de trabalho, aniversariantes etc.



3. LEITURA PELO PROFESSOR


Quando a professora planeja situações de leitura em que ler se faz necessário para apreciar uma história em roda, conferir informações escritas pelo grupo, compreender consignas, etc.  


Ao ler, a professora reproduz gestos leitores praticados no cotidiano e torna-se referência para o grupo, além de evidenciar modos de organização dos textos que lê.


4. ESCRITA PELO PROFESSOR


O professor, ao escrever, é o escriba do grupo. Ele materializa o texto fornecido pelas crianças enquanto ditam. Ao escrever, a professora-escriba reproduz comportamentos escritores praticados na sociedade e fornece modelos de como organizar textos segundo propósitos comunicativos diversos: convites, indicações de leitura, recados, reescrita de uma história lida pelo grupo etc.


O estudante, por sua vez, poderá produzir texto, refletindo sobre os aspectos discursivos antes mesmo de escrever convencionalmente.


QUER SABER MAIS?

Argentina. Ministerio de Educación de la Nación. Documento transversal 1, la alfabetización inicial. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2015. E-Book


Inoue, A; Amado, C.; Zen, G.C.; Molinari, C. SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. ICEP, Bahia, 2019.



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