Sariane Pecoits
apresenta a sua pesquisa de doutorado, realizada na UFRGS sob orientação da Dra Maria Carmem Silveira Barbosa
"Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil: narrativas de uma professora no desenvolvimento de uma orientação curricular"
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Graduada em Pedagogia com habilitação em Anos Iniciais e Formação de Professores pela UNISINOS, Especialista em Educação Infantil, Mestre e Doutora em Educação na linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias pelo PPGEDU / UFRGS. Fez doutorado sanduíche na Università di Firenze em 2019/2020. Atualmente é professora concursada da Rede Municipal de Porto Alegre (em licença não-remunerada) e professora convidada do Curso de Especialização em Educação Infantil da UNISINOS. Atua também como formadora de professores e assessora/consultora pedagógica. Pesquisadora no Campo da Educação Infantil, com interesse de investigação em Currículo, Normativas Curriculares, Direitos de Aprendizagem, Práticas Cotidianas e Curadoria Docente. Atualmente mora em Bergamo, onde aprofunda estudos e realiza estágios em creches e pré-escolas municipais no norte da Itália.
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
Essa tese tem como problemática a interpretação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em ações práticas, evidenciando as possibilidades de articulação entre tal normativa e os pressupostos das pedagogias da infância. As estratégias metodológicas desenvolveram-se a partir de um estudo de caso – referendado em STAKE (1998); YIN (2015); COCHRAN‐SMITH e LYTLE (2015) e ROGOFF (2005) –, no qual foi analisada a atuação da pesquisadora como professora referência de um grupo de crianças de 4 anos de idade, em uma escola pública municipal de Porto Alegre / RS, no ano de 2018. A interlocução teórica está fundamentada em estudos sobre Currículo e Pedagogia(s) da Infância, brasileiros e italianos, em articulação com os pensamentos dos filósofos Paulo Freire e John Dewey. O processo de interpretação dos dados, realizado a partir da análise de conteúdo, endossado por BARDIN (1995), permitiu estabelecer relações em torno de duas questões. A primeira diz respeito ao diálogo possível entre as pedagogias da infância e as normativas curriculares, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a BNCC, tendo em vista uma prática ancorada nas pedagogias participativas. A segunda, articulada à primeira, refere-se à necessidade de estabelecermos um ponto de partida na elaboração de um currículo para a educação infantil que assegure às crianças seu direito de aprender, o qual deve destacar sua atuação nos processos de aprendizagem dos quais participa, bem como garanta a atualização do papel da professora na relação educativa. Tendo em vista essas duas elaborações, a análise dos dados produzidos evidenciou que: i) a possibilidade da produção de um currículo pautado nos pressuposto das pedagogias da infância, que cumpre as normativas curriculares, se dá na exigência de ressignificação das práticas na Educação Infantil, como: a composição de didáticas lúdicas, abertas e contextuais, estabelecidas a partir das relações entre as professoras e as crianças numa práxis dialógica e processual; ii) tais práticas, ao se constituírem na complexidade das experiências das crianças e no exercício de seus direitos de aprendizagem, não exclui o comprometimento da escola com os conhecimentos do patrimônio histórico, cultural científico e tecnológico. Por fim, conclui-se que a elaboração de um currículo pautado nos pressupostos acima descritos encontra na narrativa sua melhor forma de expressão.
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