UNA CHARLA: Infâncias, crianças e TDICs: implicações a partir das vozes infantis

 




Daniela Gorgulho Bogolenta

apresenta

Infâncias, crianças e TDICs*: implicações a partir das vozes infantis 

Tese de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo / Brasil

 Orientadora: Profa. Dra. Maria Letícia Nascimento

* Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação



CLIQUE ABAIXO PARA SE INSCREVER!!


Quem é Daniela Gorgulho Bogolenta:



Pedagoga, especialista em educação infantil, pós graduada em alfabetização pelo Centro de Estudos da Escola da Vila e mestra em educação pela FEUSP. Professora há 25 anos e membro do GEPSI (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Sociologia da Infância - FEUSP).




Para ler antes ou depois do encontro:


RESUMO:


O presente trabalho buscou visibilizar e analisar as falas das crianças sobre as vivências com as TDICs no contexto escolar, mas também, levando em consideração as experiências extraescolares, objetivou ampliar a compreensão acerca desta questão, provocar reflexão sobre as práticas e qualificar as experiências escolares das crianças. A etapa da pesquisa de campo deu-se no âmbito da EMEB Viriato Correia, localizada no município de São Bernardo do Campo SP, no período de outubro de 2017 a maio de 2018. A pesquisa desenvolveu-se à luz dos pressupostos do campo da Sociologia da Infância, que compreende as crianças como sujeitos de direitos e atores sociais, capazes de interferir na sociedade, da mesma forma que são impregnadas pelas consequências dos fatos históricos. O intuito da pesquisa, além de tentar evitar o discurso determinista sobre os efeitos dos avanços tecnológicos, foi, a partir daquilo que as crianças trouxeram em suas falas, estabelecer relações com o conceito de infâncias midiáticas proposto por Buckingham e com as considerações sobre o ofício de aluno trazidas por Sarmento, ampliando a reflexão acerca do tema.


Palavras-chave: Infância. Sociologia da Infância. TDICs. Cultura Digital e Sociedade


 


Para acessar a tese de mestrado CLIQUE AQUI





***************


Se quiser, deixe suas perguntas ou comentários abaixo. 



Se você gostou de nosso conteúdo, não deixe de nos seguir no blog e em nossas redes sociais! Assim, contribui para que nossas propostas cheguem a mais pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários