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Infâncias, crianças e TDICs*: implicações a partir das vozes infantis
Tese de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo / Brasil
Orientadora: Profa. Dra. Maria Letícia Nascimento
* Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
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Quem é Daniela Gorgulho Bogolenta:
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RESUMO:
O presente trabalho buscou visibilizar e analisar as falas das crianças sobre as vivências com as TDICs no contexto escolar, mas também, levando em consideração as experiências extraescolares, objetivou ampliar a compreensão acerca desta questão, provocar reflexão sobre as práticas e qualificar as experiências escolares das crianças. A etapa da pesquisa de campo deu-se no âmbito da EMEB Viriato Correia, localizada no município de São Bernardo do Campo SP, no período de outubro de 2017 a maio de 2018. A pesquisa desenvolveu-se à luz dos pressupostos do campo da Sociologia da Infância, que compreende as crianças como sujeitos de direitos e atores sociais, capazes de interferir na sociedade, da mesma forma que são impregnadas pelas consequências dos fatos históricos. O intuito da pesquisa, além de tentar evitar o discurso determinista sobre os efeitos dos avanços tecnológicos, foi, a partir daquilo que as crianças trouxeram em suas falas, estabelecer relações com o conceito de infâncias midiáticas proposto por Buckingham e com as considerações sobre o ofício de aluno trazidas por Sarmento, ampliando a reflexão acerca do tema.
Palavras-chave: Infância. Sociologia da Infância. TDICs. Cultura Digital e Sociedade
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