Nossas referências: Madalena Freire


O simpósio Psicanálise e Pedagogia, realizado no ano 2000, resultou em uma publicação que leva o mesmo nome. O livro, organizado por Lino de Macedo e Maria Bernadete Amêndola, traz a coletânea das palestras apresentadas na ocasião e, em uma delas, Madalena Freire tratou sobre o tema “Aprender a ensinar”.
Compartilhamos abaixo duas citações da Educadora que conversam diretamente com as reflexões trazidas no último texto publicado: "A presença do professor e o amparo no processo de aprendizagem”.  

“Ora, só ensinamos e aprendemos porque – gente que somos – construímos vínculos, e o fazemos através dos sentimentos, quão nobres ou mesquinhos sejam eles. Somos constituídos por afetos porque somos geneticamente sociais. Criamos nossa identidade no grupo. Quem eu imagino que sou? O que eu imagino que o outro imagina que eu sou e sei? Tudo o que decido, sou e sei somente se constrói no grupo. Somente sou o que sou porque existe o outro.” p. 64

“Este sujeito educador tem a responsabilidade de, ao instigar desejos, provocar intervenções e seduzir o outro a aprender (“seduzir” no melhor sentido do termo, não se tratando obviamente de “manipular”, mas de “fazer apostar”). Educador que parou de apostar virou múmia. Educador que parou de ter medo, que deixou de sentir aquela agonia antes de entrar numa aula, está anestesiado. Mas a ansiedade, a falta, o medo, o mal-estar são sentimentos que indicam a temperatura do aprendizado.  Provoquei pensar, agonia, resistência e um outro elemento, porque aprender é mudar, optar pelo novo e ninguém é tolo à ponto de jogar o velho fora de cara e optar pelo novo. Aprendizagem é mudança, é o processo de opção (...) e para a construção desse processo de opção, no processo de formação, temos que valorizar e apoiar o trabalho de constância, sistematização rigorosa.” p. 65-66

Vale dizer que não só esse texto mas, também os demais que compõem a obra, nos auxiliam a continuar pensando sobre a relação/vínculo construído entre professores e alunos e os processos de ensino e aprendizagem.

Postar um comentário

0 Comentários