O 8 de setembro foi proclamado pela UNESCO em 1966 como Dia Internacional da Alfabetização tanto como forma de combate ao analfabetismo como também para promover a alfabetização como instrumento de empoderamento de indivíduos e sociedade.
Não podemos deixar de
celebrar nesta data, Emília Ferreiro, que em consonância com esta proposição da
UNESCO, defende, em inúmeras pesquisas e publicações, o acesso à cultura escrita
como direito de todos, por seu potencial transformador para superar contextos
desfavoráveis de vida.
Para comemorar este
dia compartilhamos este precioso artigo recém publicado de Giovana Zen, Claudia
Molinari e Aline Nascimento:
AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA COMO UM DIREITO DA INFÂNCIA
Para acessar o artigo CLIQUE AQUI
Este artigo, concebe a
alfabetização como o ingresso das crianças nas diversas culturas do escrito e faz
uma belíssima defesa ao direito das crianças da Educação Infantil de “se
apropriarem de um aspecto importantíssimo da cultura do qual nasceram herdeiras”
(p.257). Além disso, com inúmeros e interessantes exemplos, apresentam a
importância de se considerar as práticas de leitura e escrita ligadas ao cotidiano
escolar, tanto pelo profundo sentido que representam quanto porque possibilitam
a participação da criança na vida social do ambiente familiar.
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