23 de MARÇO
10 às 12h30 (Brasil)
teremos Una Charla com
NOÉ MATIAS DE SOUZA
que vai apresentar sua pesquisa de MESTRADO realizada na
Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia:
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: O FENÔMENO DA GANGORRA NAS REDES PÚBLICAS DE IRAQUARA, SEABRA E SOUTO SOARES
Orientado por
Giovana Zen
Mestre em Educação e Diversidade pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA); Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade João Calvino FJC (2011); Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (2010) e graduação em Normal Superior (2008) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC; Certificado em Comunidade de Aprendizagem pela Universidade Federal de São Carlos UFSCAR em parceria com o IN - Instituto Natura (2017); Formador de Coordenadores Pedagógicos, Diretores Escolares e Professores da Educação Infantil no Instituto Chapada de Educação e Pesquisa - ICEP (2013 a 2020).Supervisor Técnico e Pedagógico do Segmento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Souto Soares - BA (2017 a 2021); Coordenador Pedagógico da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Virgulino da Rocha - Souto Soares - BA (2023 até o momento); Integra ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL) - FACED/UFBA, coordenado pelas professoras Dras Cristina Maria D'Ávila Teixeira e Giovana Cristina Zen.
Atualmente, aprovado na seleção para o Curso de Doutorado em Educação pela FACED/UFBA, com o propósito de continuar a pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado.
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
Os desafios impostos na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental se constituem como objeto de investigação desta pesquisa que tem como principal objetivo analisar criticamente como os educadores dos grupos de 5 e 6 anos compreendem essa transição. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com 27 educadores vinculados às redes públicas de ensino dos municípios de Iraquara, Seabra e Souto Soares, no estado da Bahia. Os dados foram produzidos mediante análise documental, aplicação de questionário online, grupos focais e entrevistas e, posteriormente, analisados a partir das contribuições de Ferreiro (2011); Corsaro (2011); Sarmento (2011); Barbosa (2007; 2014); Kramer (2007); Zen (2020). Apesar dos marcos regulatórios sinalizarem a importância de uma transição realizada de forma contínua, os resultados desse estudo apontam que as disputas epistêmicas entre os dois segmentos de ensino, explicitadas nos documentos oficiais e nos inúmeros depoimentos dos participantes, geram rupturas e interferem negativamente na organização curricular e pedagógica do processo de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, nomeado nesta pesquisa, metaforicamente, de fenômeno da gangorra da transição. O estudo aponta, ainda, que para essa gangorra se equilibrar é preciso que as forças exercidas em cada uma de suas extremidades sejam semelhantes. Isso significa dizer que é necessário produzir práticas didático-pedagógicas que respeitem o ser criança e sua infância alinhadas às políticas públicas e formacionais. Mais do que equilibrar a gangorra, é imperativo reconhecer que o desafio da transição só existe porque não há articulação nem coerência entre o que se propõe na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, respectivamente.
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