Una Charla com Giovana Zen



23 de NOVEMBRO

10 às 12h30 (Brasil)


teremos Una Charla com

GIOVANA ZEN

que vai apresentar sua pesquisa de DOUTORADO realizada na

Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia:


A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM PROCESSO EXPERIENCIAL


Orientado por

Maria Inez da Silva de Souza Carvalho


 Clique na imagem abaixo pra se inscrever




Quem é GIOVANA ZEN:

Formação em Pedagogia e Psicopedagogia, com Mestrado em Educação (UNEB), Doutorado em Educação (UFBA) e Pós-Doutorado em Alfabetização (CINVESTAV - México), sob orientação da Professora Emília Ferreiro. Professora da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), todos da FACED/UFBA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Membro do Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica ao Docente UFBA (NUFAP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Presidente da Rede latino-americana de Alfabetização.

Para ler antes ou depois do encontro:

RESUMO:

O trabalho busca compreender como as ações engendradas no município de Boa Vista do Tupim, em parceria com o Projeto Chapada, romperam com o perverso ciclo de analfabetismo, ampliando as possibilidades de produção de sucesso escolar. A pesquisa de campo foi realizada em quatro percursos distintos nos quais foram realizadas observações, entrevistas e encontros formativos que permitiram produzir e coletar os dados da pesquisa de forma simultânea. Os diversos aspectos do campo educacional que possibilitaram a trans-formação dos educadores foram analisados a partir do conceito de experiência, discutidos por Dewey e Larrosa; e do conceito de habitus, cunhado por Bourdieu e atualizado por Lahire. Das muitas lições apreendidas, é possível afirmar que a formação continuada, quando concebida como um processo experiencial, potencializa de modo significativo as tensões entre o instituído e o instituinte, provocando deslocamentos no habitus de cada professor e do contexto no qual se insere. Habitus e experiência mantêm entre si uma relação de interdependência. É aí que reside a potência do processo formativo, no qual os sujeitos assumem o papel de experimentadores de si mesmos e transformam os modos de ser, de pensar e de agir. 



Acesso à tese na íntegra:

Acesso ao artigo:

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