Una Charla com Angélica Furtado



 26 de OUTUBRO

10 às 12h30 (Brasil)


teremos Una Charla com

ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA

que vai apresentar sua pesquisa de DOUTORADO realizada na

Faculdade de Educação da Universidade São Paulo:


A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES EM ENCONTROS FORMATIVOS INTEGRADOS


Orientado por

Patrícia Dias Prado



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Quem é ANGÉLICA FURTADO:


Supervisora Escolar na rede municipal de ensino de São Paulo (PMSP), exercendo a função de Assistente Técnico de Educação (ATE I) na Divisão Pedagógica/Núcleo de Ensino Fundamental - Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo, desde 2017. Experiência como professora de Ensino Fundamental, principalmente em alfabetização, e de educação especial de deficientes intelectuais. Mestre em Educação - Linha de Pesquisa e de Intervenção em Práticas Político-Sociais, na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Doutora do Programa de Educação da FEUSP - Área de Cultura, Filosofia e História da Educação. Professora de ensino superior, no curso de Pedagogia da Universidade Santo Amaro (UNISA). Formadora Estadual do Programa Federal Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).




Para ler antes ou depois do encontro:

RESUMO:

A presente pesquisa de doutorado tem como objetivo geral investigar os processos de transição das crianças pequenas da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em encontros formativos integrados entre profissionais de ambas, na defesa de que são essenciais para a problematização das peculiaridades do trabalho pedagógico em cada uma das etapas e no que as envolvem, unem, articulam, na construção de menores rupturas e maiores continuidades na Educação das infâncias. Os encontros formativos integrados analisados priorizaram a reflexão de concepções e práticas sobre o processo de transição em dois contextos distintos, no Curso optativo de uma das Diretorias Regionais de Educação de São Paulo, e no Grupo de estudos (coordenado pela pesquisadora), com profissionais atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino paulistana. Estes encontros foram observados, acompanhados e/ou coordenados pela pesquisadora, na busca por compartilhar, dialogar e construir novos conhecimentos, saberes e fazeres, a partir dos campos da Pedagogia da Infância, dos estudos sociais da infância e das políticas públicas municipais e nacionais. Com inspiração metodológica na pesquisa-ação, os materiais produzidos foram registrados em diário de campo, gravações de áudio e registros elaborados pelas participantes e colaboradoras/es da pesquisa (mediante autorização). Além de evidenciar como os documentos normativos e curriculares das redes paulistana e brasileira têm abordado a transição, as análises conjuntas aos discursos e reflexões das/os profissionais, durante os encontros, revelam aspectos fundamentais que se colocam para o debate, como: as orientações e o apoio às unidades educacionais e às equipes gestora e docente, sobre as ações necessárias para diminuir as rupturas na passagem das crianças e de suas famílias, de uma etapa à outra; a necessidade de ampliação dos espaços de formação integrada entre profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; o papel das equipes docente e gestora nas ações de articulação entre as duas etapas, com destaque para a coordenação pedagógica; a garantia do direito à infância, à brincadeira, ao acolhimento e ao protagonismo de crianças e profissionais, em ambas; além da importância de construção de uma educação e de uma formação de corpos inteiros, que reconheçam e valorizem as múltiplas linguagens e expressões de crianças e profissionais das escolas da infância.


Acesso à dissertação na íntegra: 







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