26 de OUTUBRO
10 às 12h30 (Brasil)
teremos Una Charla com
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA
que vai apresentar sua pesquisa de DOUTORADO realizada na
Faculdade de Educação da Universidade São Paulo:
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES EM ENCONTROS FORMATIVOS INTEGRADOS
Orientado por
Patrícia Dias Prado
Supervisora Escolar na rede municipal de ensino de São Paulo (PMSP), exercendo a função de Assistente Técnico de Educação (ATE I) na Divisão Pedagógica/Núcleo de Ensino Fundamental - Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo, desde 2017. Experiência como professora de Ensino Fundamental, principalmente em alfabetização, e de educação especial de deficientes intelectuais. Mestre em Educação - Linha de Pesquisa e de Intervenção em Práticas Político-Sociais, na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Doutora do Programa de Educação da FEUSP - Área de Cultura, Filosofia e História da Educação. Professora de ensino superior, no curso de Pedagogia da Universidade Santo Amaro (UNISA). Formadora Estadual do Programa Federal Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
A presente pesquisa de doutorado tem como objetivo geral investigar os processos de transição das crianças pequenas da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em encontros formativos integrados entre profissionais de ambas, na defesa de que são essenciais para a problematização das peculiaridades do trabalho pedagógico em cada uma das etapas e no que as envolvem, unem, articulam, na construção de menores rupturas e maiores continuidades na Educação das infâncias. Os encontros formativos integrados analisados priorizaram a reflexão de concepções e práticas sobre o processo de transição em dois contextos distintos, no Curso optativo de uma das Diretorias Regionais de Educação de São Paulo, e no Grupo de estudos (coordenado pela pesquisadora), com profissionais atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino paulistana. Estes encontros foram observados, acompanhados e/ou coordenados pela pesquisadora, na busca por compartilhar, dialogar e construir novos conhecimentos, saberes e fazeres, a partir dos campos da Pedagogia da Infância, dos estudos sociais da infância e das políticas públicas municipais e nacionais. Com inspiração metodológica na pesquisa-ação, os materiais produzidos foram registrados em diário de campo, gravações de áudio e registros elaborados pelas participantes e colaboradoras/es da pesquisa (mediante autorização). Além de evidenciar como os documentos normativos e curriculares das redes paulistana e brasileira têm abordado a transição, as análises conjuntas aos discursos e reflexões das/os profissionais, durante os encontros, revelam aspectos fundamentais que se colocam para o debate, como: as orientações e o apoio às unidades educacionais e às equipes gestora e docente, sobre as ações necessárias para diminuir as rupturas na passagem das crianças e de suas famílias, de uma etapa à outra; a necessidade de ampliação dos espaços de formação integrada entre profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; o papel das equipes docente e gestora nas ações de articulação entre as duas etapas, com destaque para a coordenação pedagógica; a garantia do direito à infância, à brincadeira, ao acolhimento e ao protagonismo de crianças e profissionais, em ambas; além da importância de construção de uma educação e de uma formação de corpos inteiros, que reconheçam e valorizem as múltiplas linguagens e expressões de crianças e profissionais das escolas da infância.
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