Una Charla com Raidalva da Silva


 
21 de SETEMBRO
 10 às 12h30 (Brasil)
teremos Una Charla com

RAIDALVA DA SILVA
que nos apresentará sua pesquisa de mestrado, realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a orientação da prof. Dra Giovana Cristina Zen

Soluções originais das crianças para representar a nasalidade vocálica no Português Brasileiro


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Quem é RAIDALVA DA SILVA:




Professora de redes públicas da Bahia por mais de 30 anos, licenciada em Letras Vernáculas e Mestrado em Educação na Ufba. Faz parte dos Grupos de Pesquisa Gepel e Alice. Hoje atuo como Coordenadora Pedagógica Territorial do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa - Icep. Mãe de dois rapazes belíssimos e avó de duas amadas meninas.


Resumo da pesquisa:

O estudo busca ampliar a compreensão sobre como crianças em processo de alfabetização, que já fonetizam a escrita, enfrentam desafios ao escrever palavras com vogais nasais ou nasalizadas no Português Brasileiro. Está ancorado no marco psicogenético e ocupa-se pela apropriação da escrita pelas crianças em processo de alfabetização. Tem sua origem na pesquisa realizada por Ferreiro e Zen (2022), que inaugura a investigação sobre as particularidades do processo de aquisição da escrita no Português Brasileiro. As crianças participantes estavam matriculadas em classes do 1º ano do Ensino Fundamental e tinham entre 6 e 7 anos de idade. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória, conduzida pelo método clínico-crítico, na abordagem qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas como procedimentos de levantamento de dados. A análise dos dados permitiu observar as soluções originais das crianças diante dos desafios para escrever palavras com vogais nasais e nasalizadas. Os resultados demonstraram que crianças em processo de apropriação da escrita conceitualizam e reconceitualizam a escrita e produzem soluções coerentes e pertinentes para representar a nasalidade vocálica, mesmo quando ainda não estão preocupadas com os aspectos ortográficos da língua.


***Pesquisa defendida em 2024 - ainda não está disponível no repositório da Universidade.


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