Professora de redes públicas da Bahia por mais de 30 anos, licenciada em Letras Vernáculas e Mestrado em Educação na Ufba. Faz parte dos Grupos de Pesquisa Gepel e Alice. Hoje atuo como Coordenadora Pedagógica Territorial do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa - Icep. Mãe de dois rapazes belíssimos e avó de duas amadas meninas.
Resumo da pesquisa:
O estudo busca ampliar a compreensão sobre como crianças em processo de alfabetização, que já fonetizam a escrita, enfrentam desafios ao escrever palavras com vogais nasais ou nasalizadas no Português Brasileiro. Está ancorado no marco psicogenético e ocupa-se pela apropriação da escrita pelas crianças em processo de alfabetização. Tem sua origem na pesquisa realizada por Ferreiro e Zen (2022), que inaugura a investigação sobre as particularidades do processo de aquisição da escrita no Português Brasileiro. As crianças participantes estavam matriculadas em classes do 1º ano do Ensino Fundamental e tinham entre 6 e 7 anos de idade. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória, conduzida pelo método clínico-crítico, na abordagem qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas como procedimentos de levantamento de dados. A análise dos dados permitiu observar as soluções originais das crianças diante dos desafios para escrever palavras com vogais nasais e nasalizadas. Os resultados demonstraram que crianças em processo de apropriação da escrita conceitualizam e reconceitualizam a escrita e produzem soluções coerentes e pertinentes para representar a nasalidade vocálica, mesmo quando ainda não estão preocupadas com os aspectos ortográficos da língua.
***Pesquisa defendida em 2024 - ainda não está disponível no repositório da Universidade.
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