15 de FEVEREIRO
10 às 12h30 (Brasil)
teremos Una Charla com
ANDREA ARBITMAN
que vai apresentar sua pesquisa de MESTRADO realizada no Programa "Escritura y Alfabetización Inicial", da Universidad Nacional de La Plata:
PROCESOS DE CONSTRUCCIÓN DEL SISTEMA DE ESCRITURA EN NIÑOS, JÓVENES Y ADULTOS CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL
Orientada por
Dra. Marcela Kurlat e
Dra. Flora Perelman
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Mestre em Escrita e Alfabetização – Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (FaHCE), Universidade Nacional de La Plata.
Pesquisadora e mestranda no Projeto FiloCyT: Processos de alfabetização em jovens e adultos: dimensões psicogenéticas, didáticas, psicossociais e linguísticas envolvidas na apropriação do sistema de escrita e da linguagem escrita, a partir de uma epistemologia construtivista. Orientação da Dra. Marcela Kurlat, sediado no Instituto de Pesquisa em Ciências da Educação da UBA.
Especialista Superior em Alfabetização para a Inclusão (Alfabetização Inicial).
Professora especializada no ensino de pessoas com deficiência intelectual e de pessoas surdas.
Integrante de dois núcleos da Rede de Alfabetização Argentina, vinculada à Rede de Alfabetização Latino-Americana.
Experiência Profissional
- Mais de 20 anos de experiência como professora de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.
- Professora do ensino superior.
- Formadora na área de práticas de linguagem e alfabetização inicial.
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
A presente pesquisa se propõe a investigar as conceitualizações sobre o sistema de escrita construídas por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual que frequentam Escolas de Educação Especial e Espaços de Alfabetização Inicial na Cidade Autônoma de Buenos Aires.
As questões que orientam o problema de pesquisa são:
- Quais são as conceitualizações sobre o sistema de escrita construídas por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual que frequentam Escolas de Educação Especial e Espaços de Alfabetização Inicial na Cidade Autônoma de Buenos Aires?
- Até que ponto essas conceitualizações correspondem à progressão descrita nas pesquisas de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky em crianças (a partir de 1979) e às propostas de Kurlat e Perelman em adultos (2012), em sujeitos sem deficiência intelectual?
- Qual é a especificidade na construção do sistema de escrita por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual que frequentam Escolas de Educação Especial e Espaços de Alfabetização Inicial na Cidade Autônoma de Buenos Aires?
https://rid.unaj.edu.ar/items/15140393-209f-4bd5-b532-3750f355ea0c (Entre pág.115 y 128)
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