Una Charla com Andrea Arbitman



 15 de FEVEREIRO

10 às 12h30 (Brasil)


teremos Una Charla com

ANDREA ARBITMAN

que vai apresentar sua pesquisa de MESTRADO realizada no Programa "Escritura y Alfabetización Inicial", da Universidad Nacional de La Plata:


PROCESOS DE CONSTRUCCIÓN DEL SISTEMA DE ESCRITURA EN NIÑOS, JÓVENES Y ADULTOS CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL

(Processos de construção do sistema de escrita em crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual)


Orientada por

Dra. Marcela Kurlat e

Dra. Flora Perelman


 Clique na imagem abaixo pra se inscrever




Quem é ANDREA ARBITMAN:

Mestre em Escrita e Alfabetização – Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (FaHCE), Universidade Nacional de La Plata.

Pesquisadora e mestranda no Projeto FiloCyT: Processos de alfabetização em jovens e adultos: dimensões psicogenéticas, didáticas, psicossociais e linguísticas envolvidas na apropriação do sistema de escrita e da linguagem escrita, a partir de uma epistemologia construtivista. Orientação da Dra. Marcela Kurlat, sediado no Instituto de Pesquisa em Ciências da Educação da UBA.

Especialista Superior em Alfabetização para a Inclusão (Alfabetização Inicial).

Professora especializada no ensino de pessoas com deficiência intelectual e de pessoas surdas.

Integrante de dois núcleos da Rede de Alfabetização Argentina, vinculada à Rede de Alfabetização Latino-Americana.

Experiência Profissional

  • Mais de 20 anos de experiência como professora de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.
  • Professora do ensino superior.
  • Formadora na área de práticas de linguagem e alfabetização inicial.

Para ler antes ou depois do encontro:

RESUMO:

A presente pesquisa se propõe a investigar as conceitualizações sobre o sistema de escrita construídas por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual que frequentam Escolas de Educação Especial e Espaços de Alfabetização Inicial na Cidade Autônoma de Buenos Aires.

As questões que orientam o problema de pesquisa são:

  • Quais são as conceitualizações sobre o sistema de escrita construídas por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual que frequentam Escolas de Educação Especial e Espaços de Alfabetização Inicial na Cidade Autônoma de Buenos Aires?
  • Até que ponto essas conceitualizações correspondem à progressão descrita nas pesquisas de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky em crianças (a partir de 1979) e às propostas de Kurlat e Perelman em adultos (2012), em sujeitos sem deficiência intelectual?
  • Qual é a especificidade na construção do sistema de escrita por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual que frequentam Escolas de Educação Especial e Espaços de Alfabetização Inicial na Cidade Autônoma de Buenos Aires?


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