Situações didáticas muito fáceis ou muito difíceis. Qual a medida?

Credito da foto: Aline Leão

Adrianna Nunez

Se a aprendizagem escolar construtivista é considerada um processo ativo de interação entre aluno e o objeto de conhecimento, e se para obter os avanços necessários nesta construção o aluno precisa modificar, enriquecer e diversificar seus esquemas de conhecimento através do sentido que atribui aos conteúdos ensinados, o professor é o principal responsável por este ensino na medida em que é ele quem oferecerá a ajuda necessária para tais avanços, é ele quem irá orientar a reflexão das crianças.

[...] o ensino, deve ser entendido, necessariamente, na concepção construtivista, como uma ajuda ao processo de aprendizagem. Ajuda necessária, porque sem ela é altamente improvável que os alunos cheguem a aprender, e a aprender da maneira mais significativa possível, os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento pessoal e à sua capacidade de compreensão da realidade e de atuação nela, que a escola tem a responsabilidade social de transmitir. Mas apenas ajuda, porque o ensino não pode substituir a atividade mental construtiva do aluno nem ocupar o seu lugar. (Coll, 2009, p. 123-124).

Para oferecer esta ajuda o professor precisa não só saber quais os conhecimentos seus alunos têm a respeito de determinado saber, como também promover situações de aprendizagem em que os desafios estejam ajustados ao que o aluno já sabe e aquilo que irá aprender.

É neste ponto que o professor deverá atuar para promover avanços, que só acontecerão se os desafios propostos estiverem equilibrados, ou seja, se os desafios estiverem localizados entre o que é possível (um desafio que consiga estabelecer relação com aquilo que a criança já sabe) e o que é impossível de ser realizado (aquilo que a criança ainda não é capaz de realizar sozinha). O equilíbrio entre estes dois pontos é um dos aspectos que fazem uma atividade não se tornar desmotivadora ou inalcançável pelas crianças. Este conceito, que denominamos ZDP (zona de desenvolvimento proximal), foi criado por Vigotski e, segundo o autor, corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes [1]. Tal distância define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentes em estado embrionário [2], e é nessa zona que o professor deverá atuar para fornecer a ajuda necessária para que seus alunos avancem.


Enquanto estão operando no nível de desenvolvimento real, as crianças conseguem realizar tarefas sem nenhum tipo de ajuda, já que lidam com os esquemas que já possuem sem precisar fazer nenhum tipo de esforço cognitivo, uma vez que não há desafio. Já, se operam no nível de desenvolvimento potencial, precisam de ajuda dos colegas ou mesmo do professor para realizar as tarefas, pois não contam com os esquemas necessários para sua resolução - os desafios propostos estão além das suas possibilidades de resolução. Portanto, se o professor deseja que as crianças avancem, que conheçam algo novo, e que para isso estabeleçam relações com os conhecimentos e esquemas que possuem, é necessário dosar o desafio, promover situações didáticas que estejam entre o que é fácil e o que é difícil, nas quais possam contar com o professor ou com os colegas, mas que ao mesmo tempo tenham também meios de solucionar tais desafios.

Se a ajuda oferecida não estiver conectada de alguma forma aos esquemas de conhecimento do aluno, se não for capaz de mobilizá-los e ativá-los e, ao mesmo tempo, forçar sua reestruturação, não estará cumprindo efetivamente sua missão. (Onrubia, 2009, p.125).

Ao promover esta ajuda necessária, aproximando os esquemas que as crianças já construíram, do conhecimento que é novo (e que por isso não possuem ainda os esquemas necessários para compreendê-lo), o professor cria a zona de desenvolvimento proximal e é neste ponto que deverá intervir. E intervir para ajudar, para orientar a reflexão, o que é muito diferente de fazer pelo sujeito ou de controlar o ato de pensar das crianças. O professor precisa fundamentalmente criar em sala de aula um espaço de reflexão, um espaço que deve ser diariamente construído pelos sujeitos envolvidos.

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[1] Vigotski, 2007, p.97
[2] Vigotski, 2007. p.98


Bibliografia de referência:

ONRUBIA, Javier. Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir. In: COLL, César. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

COLL, Cesar; SOLÉ, Isabel. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, César (et al). O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2009.

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