Una Charla: A UTILIDADE DO CONHECIMENTO DO NOME DA LETRA PARA A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA





Giulianny Russo


Mestre em Escrita e Alfabetização, pela Universidad Nacional de La Plata - Argentina. Especialista em Alfabetização pelo Centro de Formação Escola da Vila, pedagoga pela Universidade de São Paulo - USP e fonoaudióloga pela PUC-SP.
É professora com experiência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Formadora na área de Práticas de Linguagem e autora de materiais didáticos.

Buscou o mestrado em La Plata por ser um centro de referência em educação de base construtivista. 
Fez uma pesquisa de natureza psicogenética, orientada por Mónica Alvarado, que teve como mote primordial investigar se o nome das letras é uma informação essencial para que a criança aprenda a ler e a escrever. Isto porque é uma prática muito comum, sobretudo na Educação Infantil, as propostas da área de "Linguagem" centrarem-se no ensino deste conteúdo.

Venha conhecer mais sobre esta pesquisa e seus achados no dia 


29 de agosto 
das 9 às 12h 

  • Para participar deste encontro inscreva-se gratuitamente em: 

Formulário de inscrição



  • Para ler antes ou depois do encontro:

A utilidade do conhecimento do nome da letra para a aquisição do sistema de escrita

 

Resumo

Pesquisas de natureza cognitivista apontam como fundamental o conhecimento do nome da letra para a aprendizagem da leitura e da escrita, considerando-o um pré-requisito no processo de alfabetização. No entanto, pesquisas de natureza psicogenética marcam que a utilização da informação (nome da letra) está condicionada pela maneira com que a criança entende o funcionamento do sistema de escrita. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi investigar a relação entre identificar as letras por seus respectivos nomes e a possibilidade de utilizá-las pertinentemente em contextos de escrita e de completar palavras, observando a influência exercida pela motivação fonológica das letras. Solicitamos a participação de 48 crianças pré-alfabéticas, no período fonetizante, entre 5 e 6 anos, que frequentavam a última etapa da educação infantil, em unidades escolares públicas da região central de São Paulo. Organizamos as crianças em 3 grupos de 16 integrantes, segundo o nível de escrita (silábico sem valor sonoro convencional, com valor sonoro convencional, e silábico-alfabético). Em entrevistas individuais, as crianças realizaram três tarefas: identificação de letras fora de contexto, escrita de palavras e completar palavras desprovidas da letra inicial. Os resultados indicam que o efeito da motivação fonológica ligada ao nome da letra difere entre as diferentes tarefas, ou seja, pode influenciar positivamente em algumas e negativamente em outras, variando também segundo o nível conceitual de cada criança. Realizamos análise multivariada para determinar: se identificar letras influencia na tarefa de escrita e de completar palavras; a influência do nível conceitual para identificar, escrever e completar palavras; e a influência da motivação fonológica no desempenho infantil. Os resultados indicam que as possibilidades da criança para utilizar e integrar informações para escrever e completar palavras não dependem do conhecimento do nome da letra.



Para acessar o documento clique aqui
 

  • Se quiser, deixe suas perguntas ou comentários abaixo. 
  • Para conhecer mais sobre a proposta de "Una Charla" clique aqui



Se você gostou de nosso conteúdo, não deixe de nos seguir no blog e em nossas redes sociais! Assim, contribui para que nossas propostas cheguem a mais pessoas.


Postar um comentário

0 Comentários