Romina Luna
apresenta
Trajetórias de leitura de professores iniciantes: formação em leitura, representações sobre leitura e práticas de leitura de quem ensina leitura na escola.
Mestrado em Escrita e Alfabetização pela UNLP - Universidade Nacional de La Plata / Argentina
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
O presente trabalho busca abordar as trajetórias de leitura de seis professores iniciantes que atuam em escolas primárias de gestão pública em três cidades do sul de Córdoba. Pretende-se que os professores possam revisitar os seus próprios percursos de leitura e refletir sobre o seu papel de mediadores de leitura. A pesquisa qualitativa foi realizada a partir da narrativa de experiências pedagógicas. Por meio desses contos, aventurou-se uma série de linhas de interpretação, inferindo tópicos e recorrências que se condensaram em categorias de análise que enfatizam a leitura na formação dos sujeitos, a relação entre a leitura e o currículo escolar, a promoção da leitura na escola, a papel do professor como mediador de leituras, trajetórias de leitura, representações sociais da leitura, professores como sujeitos didáticos de leitura e as práticas de leitura que realizam em sala de aula.
Para acessar a pesquisa na íntegra CLIQUE AQUI
0 Comentários