Curso de Matemática - TURMA 2

 





DATAS DOS ENCONTROS:



   
CURRÍCULO LATTES
   

APRESENTAÇÃO CURSO


Desenvolver o “espírito de investigação” e a capacidade de produzir argumentos convincentes recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo; expressar suas respostas e sintetizar conclusões; interagir com seus pares de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles, são apenas alguns aspectos presentes nas competências específicas de matemática definidas pela BNCC. Seria possível construir essas competências participando de práticas centradas na explicação por parte dos professores e resolução de exercícios por parte das crianças? Quais aspectos da prática do professor precisam estar presentes em uma prática de ensino que considere os saberes (e os não saberes) dos estudantes?

Os documentos curriculares têm destacado a importância da resolução de problemas por meio de estratégias e formas de registros pessoais. Qual a importância deste aspecto para as aprendizagens? Como resolver problemas a seu modo pode possibilitar que as crianças avancem em seus conhecimentos matemáticos? Quais são as condições didáticas que proporcionam o desenvolvimento das competências definidas para este componente curricular? 

O objetivo desse curso é que os participantes possam conhecer, analisar e compreender diferentes propostas didáticas que envolvem os números e as operações (Unidade Temática: Números) e ampliar os referenciais teóricos básicos, favorecendo, assim, que estabeleçam relações com sua prática profissional. 

 Organizado em quatro módulos, com distintas cargas horárias, o curso oferece um percurso formativo, contemplando aspectos essenciais para o desenvolvimento de uma prática pedagógica consistente e alinhada com os princípios que consideram o protagonismo, a ação reflexiva do sujeito e as particularidades dos objetos de conhecimento selecionados para os diferentes módulos.


O Módulo I,  “Diferentes abordagens para o ensino da matemática” tem por objetivos analisar e discutir os modelos didáticos para o ensino da matemática que coexistem em sala de aula e seus diferentes impactos nas aprendizagens e explicitar os princípios que os fundamentam e que estruturam a prática de sala de aula considerando uma abordagem construtivista e aspectos essenciais da situação didática: os alunos, o objeto de conhecimento (o saber, o conteúdo), o professor e as ações que ele realiza para gerar interações entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Este é um módulo essencial para subsidiar a compreensão dos conteúdos dos demais módulos.


 Após o módulo I todos os demais serão direcionados aos aspectos didáticos, ou seja, às práticas de sala de aula.


No Módulo II (abr e mai),  “O ensino e a aprendizagem dos números naturais” observaremos como as pesquisas sobre as hipóteses infantis, a respeito dos números e do sistema de numeração decimal, impactam o desenvolvimento de práticas de ensino e as possibilidades de aprendizagem. Serão discutidos os trabalhos por meio de sequências didáticas, que favorecem a relação entre a aprendizagem dos números, suas propriedades e o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental. O foco se dará especialmente na discussão de práticas que buscam o desenvolvimento de competências e o protagonismo dos estudantes nos processos de aprendizagem.

 O Módulo III, “O ensino e a aprendizagem do Campo Aditivo”, tem como objetivos problematizar e ampliar referências a respeito da organização do trabalho didático para a resolução de problemas que envolvem as ideias de adições e subtrações, os cálculos – mental, escrito, exato e aproximado - e as propriedades das operações: quais condições didáticas precisam estar garantidas para que as crianças atuem em parceria, desenvolvam procedimentos próprios de resolução e possam compartilhar suas soluções e ideias? Como inserir nas situações de ensino os saberes dos estudantes e favorecer a progressão das aprendizagens? Como favorecer que se estabeleçam relações entre a resolução de diversos “tipos” de problemas, as diferentes estratégias de cálculo (mental e algorítmico) e as propriedades do sistema de numeração e das operações?


No Módulo IV, “O ensino e a aprendizagem do Campo multiplicativo”, discutiremos a organização do trabalho didático para a resolução de problemas que envolvem as ideias da multiplicação e da divisão, os cálculos – mental, algorítmico, exato e aproximado - e as propriedades das operações: quais são os principais desafios enfrentados e pelos estudantes nas aprendizagens dos objetos de conhecimentos envolvidos neste campo conceitual? Quais são as condições didáticas que precisam estar garantidas para que as crianças estabeleçam relações entre a resolução de diversos problemas, as diferentes estratégias de cálculo e as propriedades do sistema de numeração e das operações envolvidas? Quais recursos podem ser mobilizados para que os estudantes desenvolvam estratégias de cálculo mental de multiplicação e divisão e aprendam “a tabuada” de forma significativa?


Socializar as aprendizagens é parte fundamental de todo processo de estudo e pesquisa, por isso neste curso, além das aulas que focam os conteúdos específicos da didática da matemática, propomos a organização e a sistematização das discussões e reflexões em “relatos de prática" a serem publicados internamente para todo o grupo. O objetivo desta ação é a socialização das aprendizagens, o que fortalece a ideia de nos constituirmos em uma “comunidade de aprendizagem”, mas também porque escrever sobre uma prática, analisando-a a partir das teorias estudadas é uma potente ferramenta de aprendizagem.

A produção do “relato de práticas” será orientada durante os encontros síncronos e envolverá um percurso coletivo.



💵 Investimento: R$1.400,00

Formas de pagamento:

  1. à vista ou em até 3 parcelas sem juros: desconto de 14,28% = R$1.200,00


  1. a partir de 4 parcelas o total do curso será de R$1.400,00 e o parcelamento será feito por PIX mensal

4 parcelas de R$350,00

5 parcelas de R$280,00

6 parcelas de R$234,00

7 parcelas de R$200,00



Formas de pagamento:

A. à vista (por módulo)


OBSERVAÇÃO:
a proposta de socialização de práticas, por meio dos relatos de prática será desenvolvida apenas para os e as estudantes inscritos no curso anual.



INSCRIÇÕES


     




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