Una Charla com KELLY SZABO


 

30 de setembro

 10 às 12h30

teremos Una Charla muito especial com

KELLY SZABO

apresenta

Formação contínua: o fortalecimento da dupla gestora na Educação Infantil
 

DOUTORADO

realizado na
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo


Orientado pela

Professora Doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco



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Quem é KELLY SZABO:


Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP (2021) e Mestre em Educação: Currículo (Tecnologias), pela mesma instituição (2014). As principais temáticas de pesquisa são: Gestão Escolar, Formação Docente, Anos Iniciais, Educação Infantil, Alfabetização e TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação). Desde 2010 atua na formação de professores, gestores, formadores e técnicos de Secretarias de Educação em diferentes instituições, atuando também como coordenadora pedagógica escolar e coordenadora de projetos. Atualmente desempenha a função de formadora na Comunidade Educativa CEDAC e Em Pauta: Assessoria e Estudos Pedagógicos, produtora de conteúdo e pesquisadora no CEPId, liderado pela Professora Doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco, além de atuar desde 2007 como Professora de Educação Básica, Assistente Pedagógica e Coordenadora de Serviços Educacionais na Prefeitura de Santo André.

Para ler antes ou depois do encontro:

RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender quais são os indícios de impacto da formação contínua na atuação de duplas gestoras envolvidas na Educação da Primeira Infância, constituídas pelos cargos de Coordenadora Pedagógica (CP) e diretora. O foco foi a formação contínua, com vistas à qualificação das ações da gestão em prol da melhoria da qualidade da educação. Algumas hipóteses foram inicialmente apresentadas: a) as diretoras participantes têm um olhar mais voltado à atuação administrativa, burocrática, distante das questões pedagógicas, encerrando-se em prestação de contas, documentos e supervisão do trabalho da equipe, até mesmo da CP, pois, muitas vezes, acreditam que essa ação é necessária para a constituição da parceria; b) as CP compreendem que seu papel seja de formadora da equipe docente; no entanto, não sabem como desenvolvê-lo, pendendo mais para um olhar de ajuda, auxílio e, muitas vezes, de quem “vigia” o trabalho, sem intenção formativa; c) duplas gestoras resistentes à teorização de suas ações, talvez por não conhecerem teorias que sustentariam as reflexões sobre seu fazer, sobre sua atuação e sobre a implementação de um currículo que defende a escuta de bebês e crianças como ponto de partida para organização dos tempos, espaços e narrativas que compõem a Educação Infantil. Observamos, por meio das pesquisas correlatas, que cabe pesquisar, investigar e teorizar, uma vez que encontramos dados importantes sobre concepção de Educação Infantil, formação em serviço e atribuições da gestão; tais achados, porém, não revelaram se, de fato, a formação contínua reverbera no fortalecimento da ação da dupla gestora e se essa parceria culmina na melhoria da qualidade dos processos educacionais desenvolvidos no CEI, especificamente no âmbito das instituições parceiras da Rede Pública. Como instrumentos e estratégias de produção de dados. Para a análise dos dados, utilizamos como ferramenta o software NVivo 12 e adotamos o conceito de análise de conteúdo, inspirada em Bardin (2011). Como resultados, compreendemos que CP e diretoras, com vistas à consolidação de melhores relações, buscam abrir espaço para a colaboração entre pares, com o objetivo de desenvolver todo o coletivo, o que perpassa a garantia de formação contínua para o desenvolvimento de diretoras e CP, como política pública. Vislumbramos a articulação entre os diferentes setores com o objetivo de consolidar a gestão dos processos que os envolvem, diminuindo a sobrecarga e sobreposição na atuação das diretoras e CP e propiciando o investimento em suas tarefas principais: liderar ações pedagógicas promotoras de educação de qualidade para todos os bebês e crianças. Identificamos a busca contínua das participantes por estabelecer melhores relações – pessoais, profissionais e com a comunidade –, sendo o diálogo e a parceria destacados como importantes pela maior parte das CP e diretoras. As participantes dessa pesquisa revelaram, ainda, que a formação contínua de todas e todos os profissionais assegura a qualidade da Educação da Primeira Infância.

Acesso à dissertação na íntegra: 
https://tese2.pucsp.br/handle/handle/24931

O artigo inspirado na tese está publicado no livro "O Coordenador pedagógico e seu desenvolvimento profissional na educação básica" - Vol. 17 - por Vera Maria Nigro de Souza Placco (Autor), Laurinda Ramalho de Almeida (Autor) - Edições Loyola

Outros artigos da autora:

ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DIGITAIS, TECNOLOGIA E CURRÍCULO


PERCEPÇÕES EVIDENCIADAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.




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