27 de ABRIL
10 às 12h30 (Brasil)
teremos Una Charla com
THAIS FAZENDA COELHO
que vai apresentar sua pesquisa de MESTRADO realizada na
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
Regras e Sanções na Escola: o que as crianças têm a nos dizer?
Orientado por
Luciana Maria Caetano
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
Para Jean Piaget, precursor dos estudos de psicologia moral que estudou os juízos infantis, a moral consiste num sistema de regras, e a essência da moral está no respeito que um indivíduo adquire por essas regras (PIAGET, 1932/1994). Esta pesquisa investigou os julgamentos das crianças sobre situações onde há quebra de normatividade na convivência escolar com base em estudos contemporâneos que partem dos pressupostos epistemológicos propostos por Piaget para defenderem a ideia de que a moralidade constitui uma entre várias dimensões do conhecimento social (TURIEL,1983). A convivência escolar implica em negociações de desejos e necessidades com o outro o tempo todo. Compreender como as crianças percebem e como julgam as quebras de normatividade na escola nos leva a intervir de maneira mais assertiva e coerente com um ambiente sociomoral que se deseja instaurar na escola, entendendo que tal ambiente promove seu desenvolvimento moral, social, afetivo e intelectual. O estudo refletiu acerca de conceitos como: normatividades; convivência escolar; educação moral; desenvolvimento moral, a partir de uma perspectiva interacionista e construtivista do desenvolvimento psicológico moral. Foi investigado como as crianças julgam as normas de convivência escolar e se as regras que as crianças apresentam estão de acordo com o domínio prevalente. Caracterizou-se os julgamentos das crianças de acordo com a Teoria do Domínio Social (Turiel,1983). O instrumento, construído e validado nesta pesquisa de mestrado, consistiu em apresentar quatro histórias que retratam situações do cotidiano escolar em que há diferentes quebras de normatividades. A partir das histórias foi feita uma entrevista semiestruturada na qual as crianças julgaram cada situação, apresentando suas percepções acerca das regras e das sanções. Os resultados revelam que a regra não é perceptível para a maioria das crianças nas histórias de dimensão convencional nem na de dimensão pessoal. A maioria das regras apresentadas pelas crianças são de perspectiva convencional. Em todas as histórias, a maioria das crianças julgam a situação como errada, no entanto, as justificativas convencionais prevalecem nas respostas, o que revela que a escola tem utilizado mais estratégias de intervenção que reforçam a heteronomia, do que estratégias que contribuem com o desenvolvimento da autonomia moral.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-16112022-184009/pt-br.php
Outras publicações:
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/a-psicologia-em-suas-diversas-areas-de-atuacao-3 https://www.hugocristo.com.br/downloads/papers/Temas-Atuais-Desenvolv-DIG-cap-1.pdf https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-16112022-184009/pt-br.php https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/894
Capítulos de livros escritos sobre o tema:
1.Criança pode escolher? Normatividade e desenvolvimento moral (Temas atuais em desenvolvimento humano, MARCHI, Barbara Frigini De; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine; ROSSETTI, Claudia Broetto (Orgs). Gradus Editora, 2022. https://drive.google.com/file/d/1SOWR9moqr6BzDm-t6SyIUalobBzK_tUs/view
2. O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE AS REGRAS? ( A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3 DOI: 10.22533/at.ed.183201706 ISBN: 978-65-5706-118-3 https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/a-psicologia-em-suas-diversas-areas-de-atuacao-3
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