Una Charla com Janara Botelho

 


18 DE MAIO

 10 às 12h30 (Brasil)


teremos Una Charla com

JANARA BOTELHO OLIVEIRA

que vai apresentar sua pesquisa de MESTRADO realizada na

Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA


ESTOU POR UM TRIZ DE DAR PASSOS ATRÁS”:

OS DILEMAS DA COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA KIMIMO BOA VISTA – SEABRA-BA – FRENTE À CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Orientado por

Giovana Zen


 Clique na imagem abaixo pra se inscrever


Quem é JANARA BOTELHO:



Mestranda em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Escola de Engenharia de Agrimensura (2011). Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - (2009) e em Pedagogia pela Universidade Salvador - UNIFACS - (2010). Atualmente é Coordenadora Pedagógica Territorial do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa - Icep (2018 em diante). É professora efetiva da rede municipal de Seabra (2010 em diante) estando nos últimos três anos na Coordenação Pedagógica; Atuou como formadora de educadores de redes municipais que têm o Icep como parceiro técnico da Formação Continuada (de 2012 a 2017); Atuou como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Lila Souza Oliveira em Seabra-BA (2010); Atuou como Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Seabra-BA (de 2011 a 2016); Atuou como Tutora de turmas do Curso de Pedagogia pela UNIFACS - Universidade Salvador - Polo Seabra (de 2011 a 2017); Atuou como professora de disciplinas do curso de Pedagogia na Plataforma Freire - UNEB (de 2011 a 2013); Atuou como professora do Ensino Médio na modalidade REDA (de 2007 a 2011); Atuou como professora e coordenadora pedagógica no Colégio Otacílio Santos em Seabra-BA (de 2000 a 2010); Já foi professora efetiva do quadro da Secretaria Municipal de Educação de Palmeiras - BA (2006 a 2007). Já acompanhou e participou na produção de Guias técnicos para educadores, cadernos pedagógicos e Referenciais Curriculares na conjuntura do Arranjo de Desenvolvimento da Educação Chapada Diamantina e Regiões, enquanto Coordenadora Pedagógica Territorial pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Temas de interesse: Alfabetização, Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Formação de professoras e professores.


Para ler antes ou depois do encontro:

RESUMO:

Esta Proposta de Intervenção representa os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFBA. Esta investigação buscou compreender como a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista, localizada em Seabra-BA, pode, em meio aos seus vários dilemas profissionais, contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, potencializando o direito das crianças de interagir de forma significativa com a escrita, compreendendo seus usos e funcionamentos. Por meio desse tema a pesquisa se objetivou a investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula no marco da perspectiva construtivista psicogenética. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados. A pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa-formação, oportunizou a produção minuciosa das informações, considerando que os dados recolhidos foram imprescindíveis para compreender a relação entre formação continuada, Alfabetização e Educação Infantil. Para apoiar a investigação qualitativa, foram adotados como procedimentos de produção as narrativas das participantes. Desse modo, os pressupostos metodológicos da pesquisa-formação puderam contribuir com a análise dos relatos de experiência das professoras por considerar o ato de narrar como lugar privilegiado para acompanhar os saberes, os avanços, os desafios e as dúvidas e assim poder entender até que ponto formação e prática se encontravam. As interpretações advindas da análise destes instrumentos evidenciaram que o processo formativo das professoras, responsabilidade principal da coordenadora, possibilita a ambas – coordenadora e professora – avanços em seus saberes frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil alinhada ao ingresso das crianças nas culturas do escrito, por meio das práticas sociais nas quais ler e escrever faz parte do comportamento das pessoas. Todavia, permitiu compreender também que os processos de profissionalização da coordenadora pedagógica e das professoras são marcados por dilemas que existem no campo educacional e precisam ser discutidos e debatidos, dentre estes o da própria concepção de Alfabetização e da polêmica que envolve essa discussão na Educação Infantil. Por meio dessa investigação foi elaborada o Produto de intervenção articulado teórico e metodologicamente a esta pesquisa.


Acesso à dissertação na íntegra: 

(pesquisa defendida recentemente. A versão final não foi depositada)




Postar um comentário

0 Comentários