10 às 12h30 (Brasil)
teremos Una Charla com
JANARA BOTELHO OLIVEIRA
que vai apresentar sua pesquisa de MESTRADO realizada na
Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA
ESTOU POR UM TRIZ DE DAR PASSOS ATRÁS”:
OS DILEMAS DA COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA KIMIMO BOA VISTA – SEABRA-BA – FRENTE À CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientado por
Giovana Zen
Mestranda em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Escola de Engenharia de Agrimensura (2011). Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - (2009) e em Pedagogia pela Universidade Salvador - UNIFACS - (2010). Atualmente é Coordenadora Pedagógica Territorial do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa - Icep (2018 em diante). É professora efetiva da rede municipal de Seabra (2010 em diante) estando nos últimos três anos na Coordenação Pedagógica; Atuou como formadora de educadores de redes municipais que têm o Icep como parceiro técnico da Formação Continuada (de 2012 a 2017); Atuou como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Lila Souza Oliveira em Seabra-BA (2010); Atuou como Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Seabra-BA (de 2011 a 2016); Atuou como Tutora de turmas do Curso de Pedagogia pela UNIFACS - Universidade Salvador - Polo Seabra (de 2011 a 2017); Atuou como professora de disciplinas do curso de Pedagogia na Plataforma Freire - UNEB (de 2011 a 2013); Atuou como professora do Ensino Médio na modalidade REDA (de 2007 a 2011); Atuou como professora e coordenadora pedagógica no Colégio Otacílio Santos em Seabra-BA (de 2000 a 2010); Já foi professora efetiva do quadro da Secretaria Municipal de Educação de Palmeiras - BA (2006 a 2007). Já acompanhou e participou na produção de Guias técnicos para educadores, cadernos pedagógicos e Referenciais Curriculares na conjuntura do Arranjo de Desenvolvimento da Educação Chapada Diamantina e Regiões, enquanto Coordenadora Pedagógica Territorial pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Temas de interesse: Alfabetização, Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Formação de professoras e professores.
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
Esta Proposta de Intervenção representa os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFBA. Esta investigação buscou compreender como a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista, localizada em Seabra-BA, pode, em meio aos seus vários dilemas profissionais, contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, potencializando o direito das crianças de interagir de forma significativa com a escrita, compreendendo seus usos e funcionamentos. Por meio desse tema a pesquisa se objetivou a investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula no marco da perspectiva construtivista psicogenética. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados. A pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa-formação, oportunizou a produção minuciosa das informações, considerando que os dados recolhidos foram imprescindíveis para compreender a relação entre formação continuada, Alfabetização e Educação Infantil. Para apoiar a investigação qualitativa, foram adotados como procedimentos de produção as narrativas das participantes. Desse modo, os pressupostos metodológicos da pesquisa-formação puderam contribuir com a análise dos relatos de experiência das professoras por considerar o ato de narrar como lugar privilegiado para acompanhar os saberes, os avanços, os desafios e as dúvidas e assim poder entender até que ponto formação e prática se encontravam. As interpretações advindas da análise destes instrumentos evidenciaram que o processo formativo das professoras, responsabilidade principal da coordenadora, possibilita a ambas – coordenadora e professora – avanços em seus saberes frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil alinhada ao ingresso das crianças nas culturas do escrito, por meio das práticas sociais nas quais ler e escrever faz parte do comportamento das pessoas. Todavia, permitiu compreender também que os processos de profissionalização da coordenadora pedagógica e das professoras são marcados por dilemas que existem no campo educacional e precisam ser discutidos e debatidos, dentre estes o da própria concepção de Alfabetização e da polêmica que envolve essa discussão na Educação Infantil. Por meio dessa investigação foi elaborada o Produto de intervenção articulado teórico e metodologicamente a esta pesquisa.
TCC - https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39311 PTT - https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314
Site:
https://eduinfantil.com.br/
0 Comentários