Em
nosso último texto tratamos sobre a importância da Psicogênese da Língua
Escrita – pesquisa realizada por Emilia Ferreiro, que alterou o
panorama da alfabetização, mudando o modo como esse processo passou a ser
concebido.
A
pesquisa, cujo intuito não era investigar como alfabetizar, mostrou
com seus resultados como ocorre o processo de aquisição da língua, ou
seja, como as crianças (desde a mais tenra idade), a partir das reflexões
que fazem e dos conflitos que superam ao tentar incorporar este objeto de
conhecimento ainda desconhecido, avançam no processo de compreensão da língua
escrita.
Agora,
compartilhamos o vídeo que traz uma entrevista com a Dra Emilia Ferreiro,
realizada pela revista “Nova Escola”. Nela, a pesquisadora responde algumas
perguntas e nos convida a pensar sobre aspectos importantes do trabalho com a
alfabetização.
Sobre Emilia Ferreiro*
Nasceu
na Argentina. Realizou estudos de doutorado em Psicologia, com especialização
em Psicologia Genética, na Universidade de Genebra, Suíça. Sua pesquisa foi
dirigida por Jean Piaget, que escreveu o prólogo do livro Les relations
temporelles dans le langage de l’enfant (1971), produto principal da
investigação.
Ingressou
no Departamento de investigações Educativas (DIE) em 1979, depois de ter sido
investigadora no Centro Internacional de Epistemologia Genética da Universidade
de Genebra e professora da Universidade de Buenos Aires. A publicação Los
sistemas de escritura en el desarrollo del niño (1979), foi o início de
uma série de publicações sobre a psicogênese da língua escrita. Desde então,
Emilia Ferreiro é reconhecida internacionalmente por suas contribuições a
respeito da compreensão do processo evolutivo de aquisição da língua escrita.
Investigadora
Emérita do Sistema Nacional de Investigadores (2008) e Investigadora Emérita do
Cinvestav (2010), Emilia Ferreiro recebeu sete Doutorados Honoris Causa
(Universidades da Argentina, Brasil e Grécia). Foi convidada a apresentar seus
trabalhos em conferências internacionais em vários países da América Latina e
Europa, assim como no Canadá, Estados Unidos e Israel. Foi professora convidada
em instituições de educação superior europeias (Universidade de Roma,
Universidade Autônoma de Madrid e Ecole Pratique des Hautes Études, em Sorbone)
e latino-americanas (Centro de Estudos Avançados da Universidade de Buenos
Aires, Universidade Federal de Pernambuco/Brasil, Universidade Nacional
Autônoma do México e no Colégio do México - onde ocupou a prestigiosa Cátedra
Jaime Torres Bodet).
*
Fonte: Cátedra Internacional de Estudos Interdisciplinares em Alfabetização Dra
Emilia Ferreiro. (Tradução nossa)
0 Comentários