NOSSAS REFERÊNCIAS: Emilia Ferreiro



Em nosso último texto tratamos sobre a importância da Psicogênese da Língua Escrita – pesquisa realizada por Emilia Ferreiro, que alterou o panorama da alfabetização, mudando o modo como esse processo passou a ser concebido. 
A pesquisa, cujo intuito não era investigar como alfabetizar, mostrou com seus resultados como ocorre o processo de aquisição da língua, ou seja, como as crianças (desde a mais tenra idade), a partir das reflexões que fazem e dos conflitos que superam ao tentar incorporar este objeto de conhecimento ainda desconhecido, avançam no processo de compreensão da língua escrita.

Agora, compartilhamos o vídeo que traz uma entrevista com a Dra Emilia Ferreiro, realizada pela revista “Nova Escola”. Nela, a pesquisadora responde algumas perguntas e nos convida a pensar sobre aspectos importantes do trabalho com a alfabetização.

  

Sobre Emilia Ferreiro*

Nasceu na Argentina. Realizou estudos de doutorado em Psicologia, com especialização em Psicologia Genética, na Universidade de Genebra, Suíça. Sua pesquisa foi dirigida por Jean Piaget, que escreveu o prólogo do livro Les relations temporelles dans le langage de l’enfant (1971), produto principal da investigação.
Ingressou no Departamento de investigações Educativas (DIE) em 1979, depois de ter sido investigadora no Centro Internacional de Epistemologia Genética da Universidade de Genebra e professora da Universidade de Buenos Aires. A publicação Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño (1979), foi o início de uma série de publicações sobre a psicogênese da língua escrita. Desde então, Emilia Ferreiro é reconhecida internacionalmente por suas contribuições a respeito da compreensão do processo evolutivo de aquisição da língua escrita.
Investigadora Emérita do Sistema Nacional de Investigadores (2008) e Investigadora Emérita do Cinvestav (2010), Emilia Ferreiro recebeu sete Doutorados Honoris Causa (Universidades da Argentina, Brasil e Grécia). Foi convidada a apresentar seus trabalhos em conferências internacionais em vários países da América Latina e Europa, assim como no Canadá, Estados Unidos e Israel. Foi professora convidada em instituições de educação superior europeias (Universidade de Roma, Universidade Autônoma de Madrid e Ecole Pratique des Hautes Études, em Sorbone) e latino-americanas (Centro de Estudos Avançados da Universidade de Buenos Aires, Universidade Federal de Pernambuco/Brasil, Universidade Nacional Autônoma do México e no Colégio do México - onde ocupou a prestigiosa Cátedra Jaime Torres Bodet).

* Fonte: Cátedra Internacional de Estudos Interdisciplinares em Alfabetização Dra Emilia Ferreiro. (Tradução nossa)


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