Nossas Referências: Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica






A visão de educação escolar que permeia todos os artigos publicados neste blog, além de alinhada aos princípios construtivistas, também se identifica com uma ética psicanalítica, que sustentam e respaldam o olhar para a escola, para o sujeito-aluno, para o currículo e para as estratégias didáticas. Ética que fundamenta os princípios de uma prática inclusiva por parte das escolas.

Ao longo de diversos artigos fomos apontando para a necessidade da transformação da escola e, especialmente no artigo “Reinvenção da escola”, para uma escola que se transforma ao incluir todas as crianças e ao criar estratégias escolares próprias.

Estas reflexões foram fomentadas e embasadas nas formações oferecidas pelo Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida:

"é uma instituição de referência no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos . O tratamento é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contar histórias, culinária, jogos e brincadeiras.  O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica.
Em seus 20 anos de existência, o Lugar de Vida firmou-se ainda como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde Mental e da Educação. Também oferece assessoria a instituições."
E seu site  há diversas informações sobre os cursos, encontros, palestras, formações,  entre outros.

Além disso, o livro “Práticas inclusivas em escolas transformadoras – acolhendo o sujeito-aluno”, organizado por Maria Cristina Kupfer, Maria Helena Souza Patto, Rinaldo Voltolini, produzido em parceria com os participantes destas formações, trazem elementos essenciais para a reflexão sobre a educação inclusiva.



Compartilhamos aqui apenas os princípios orientadores de práticas inclusivas, descritos de forma mais detalhada no livro:


  1. A inclusão é para todos e para cada um.
  2. O sucesso da inclusão depende da adaptação da escola à criança e não apenas da adaptação da criança à escola.
  3. A inclusão de uma criança garante a inclusão de todas.
  4. A inclusão escolar é terapêutica: educar é tratar.
  5. O convívio com outras crianças pode ser terapêutico.
  6. O trabalho de inclusão se faz no laço que se estabelece entre professor e aluno
  7. O aluno é da escola e não apenas de um professor.
  8. A escola proporciona uma referência simbólica para todas as crianças.
  9. A escola é o lugar social da criança.
  10. O educador tem o seu saber sobre seu aluno.
  11. A igualdade é o direito a diferença.





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