19 de novembro
HORÁRIO: 10h às 12h30
Giovana Zen
apresenta
O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM CRIANÇAS BRASILEIRAS
PÓS-DOUTORADO pelo
Departamento de Investigações Educativas (DIE) do
Centro de Investigação e Estudos Avançados (CINVESTAV/México)
Orientadora: Dra. EMILIA FERREIRO
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Quem é GIOVANA ZEN:
Formada em Pedagogia e Psicopedagogia, com Mestrado em Educação (UNEB), Doutorado em Educação (UFBA) e Pós-Doutorado em Alfabetização (CINVESTAV - México), sob orientação da Professora Emília Ferreiro. Professora da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), todos da FACED/UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Membro do Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica ao Docente UFBA (NUFAP). Membro da diretoria da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE)
Para ler antes ou depois do encontro:
RESUMO:
O trabalho apresenta os resultados de um estudo longitudinal realizado com 111 crianças (4 a 6 anos), do município de São Francisco do Conde/BA com o propósito de analisar as particularidades dos processos cognitivos subjacentes à aquisição da escrita no português brasileiro (PB). Ao longo de 2019 foram realizadas duas entrevistas individuais, com um intervalo de seis meses. A situação proposta consistia em um ditado de nove palavras do mesmo campo semântico. Para análise da evolução psicogenética da escrita foram consideradas a escrita e a interpretação das cinco primeiras palavras. Os resultados indicam que os níveis de evolução psicogenética, previamente identificados em espanhol, reaparecem nesse estudo: Pré-fonetizante, Silábico e Alfabético como níveis básicos; e Silábico Inicial e Silábico-Alfabético, como intermediários. Neste artigo são apresentados alguns dos resultados da investigação sobre as particularidades dessa evolução no PB. Uma diferença observável em relação ao espanhol diz respeito ao uso precoce de letras consonantais, com ou sem pertinência sonora, fato este interpretado à luz da diversidade de vogais no PB, que cria uma situação de assimetria com as vogais escritas que o espanhol desconhece. As particularidades da construção da escrita do PB, identificadas nesse estudo, sugerem a realização de outras investigações.
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