Una Charla com Giovana Zen

 

19 de novembro
HORÁRIO: 10h às 12h30

Giovana Zen

apresenta

 O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM CRIANÇAS BRASILEIRAS

PÓS-DOUTORADO pelo 

Departamento de Investigações Educativas (DIE) do

Centro de Investigação e Estudos Avançados (CINVESTAV/México) 


Orientadora: Dra. EMILIA FERREIRO


 Clique na imagem abaixo pra se inscrever


Quem é GIOVANA ZEN:

Formada em Pedagogia e Psicopedagogia, com Mestrado em Educação (UNEB), Doutorado em Educação (UFBA) e Pós-Doutorado em Alfabetização (CINVESTAV - México), sob orientação da Professora Emília Ferreiro. Professora da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), todos da FACED/UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Membro do Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica ao Docente UFBA (NUFAP). Membro da diretoria da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE)


Para ler antes ou depois do encontro:

RESUMO:

O trabalho apresenta os resultados de um estudo longitudinal realizado com 111 crianças (4 a 6 anos),  do  município  de  São  Francisco  do  Conde/BA  com  o  propósito  de  analisar  as particularidades  dos  processos  cognitivos  subjacentes  à  aquisição  da  escrita  no  português brasileiro  (PB).  Ao  longo  de  2019  foram realizadas  duas  entrevistas  individuais,  com  um intervalo de seis meses. A situação proposta consistia em um ditado de nove palavras do mesmo campo  semântico.  Para  análise  da  evolução psicogenética  da  escrita  foram  consideradas  a escrita e a interpretação das cinco primeiras palavras. Os resultados indicam que os níveis de evolução psicogenética, previamente identificados em espanhol, reaparecem nesse estudo: Pré-fonetizante, Silábico e Alfabético como níveis básicos; e Silábico Inicial e Silábico-Alfabético, como intermediários. Neste artigo são apresentados alguns dos resultados da investigação sobre as particularidades dessa evolução no PB. Uma diferença observável em relação ao espanhol diz  respeito  ao  uso  precoce  de  letras  consonantais,  com  ou  sem  pertinência  sonora,  fato  este interpretado à luz da diversidade de vogais no PB, que cria uma situação de assimetria com as vogais escritas que o espanhol desconhece. As particularidades da construção da escrita do PB, identificadas nesse estudo, sugerem a realização de outras investigações.

Para acessar o artigo derivado da pesquisa CLIQUE AQUI



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